Páginas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Perfil - Marina Silva

Marina Silva


Partido: PV

Coligação: Sem coligação

Número: 43

Vice: Guilherme Leal


Reconhecida internacionalmente por defender questões relativas ao meio ambiente, Marina Silva nasceu no dia 8 de fevereiro de 1958 no Acre, em uma comunidade conhecida por Breu Velho, no Seringal Bagaço. Com 52 anos, a acriana é dona de uma trajetória incomum: segunda filha - de uma família de 11 irmãos - Marina perdeu a mãe aos 15 anos, foi alfabetizada aos 16 e, aos 36, foi eleita a senadora mais jovem da história do País.Filha de Pedro Augusto da Silva e Maria Augusta, Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima teve uma infância difícil ao lado de seus 10 irmãos, dos quais três morreram ainda bebês. Para ajudar na sobrevivência da família, trabalhava com o pai na extração de látex. Após a morte da mãe, assumiu a casa, já que sua irmã mais velha havia se casado. Com 16 anos, teve hepatite e procurou tratamento na capital. Foi em Rio Branco, pouco tempo depois, que a presidenciável iniciou seus estudos e começou a trabalhar, como empregada doméstica. Nessa época, Marina ainda sonhava em ser freira, vontade herdada pela convivência com sua avó, católica fervorosa. Chegou a atuar nas CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), mas, em 1997, tornou-se membro da Assembleia de Deus.

Matriculada no Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), Marina aprendeu a ler e a escrever com 16 anos e, antes dos 20, já se preparava para prestar vestibular. Mas, uma segunda hepatite a fez buscar tratamento em São Paulo. Dois anos depois, já casada com Raimundo Souza, e grávida de sua primeira filha, Shalon, Marina começou o curso de História, na Universidade Federal do Acre. Um ano após concluir a graduação, nasceu Danilo, seu segundo filho.

Ao lado do líder seringueiro Chico Mendes - que conheceu em 1976 durante um curso de liderança rural - Marina ingressou no Partido Revolucionário Comunista (PRC), grupo semiclandestino que atuava na oposição ao regime militar. Em 1984, fundou com Chico a Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre e, em 1985, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual concorreu no ano seguinte, sem obter êxito, como deputada federal. Marina permaneceu como vice-coordenadora da CUT até 1986.O início de sua carreira política ocorreu nas eleições municipais de 1988 ao conquistar o posto de vereadora mais votada de Rio Branco. Em 1990, candidatou-se a deputada estadual, obtendo novamente a maior votação. No ano seguinte, Marina retornou a São Paulo após descobrir que havia sido contaminada, ainda na infância, por mercúrio. A contaminação explica a fragilidade de sua saúde, já que além de hepatite, teve cinco vezes malária e uma vez leishmaniose.

Casada com o atual marido, o técnico agrícola Fábio Vaz de Lima, com quem já havia tido Moara, Marina estava grávida de Mayara, e teve que esperar a filha nascer para iniciar o tratamento. Dois anos depois, em 1994, já recuperada, se candidatou ao Senado. Com 36 anos, foi eleita a senadora mais jovem da história da República. Em 2002, elegeu-se novamente, mas em janeiro de 2003, tirou licença para assumir o Ministério do Meio Ambiente, onde permaneceu até maio de 2008.

Como ministra, Marina lutou para transformar a questão ambiental em uma política de governo e, entre suas ações, conseguiu reduzir o índice de devastação da Amazônia em 57% e reformular o sistema de licenciamento ambiental de obras. Após o pedido de demissão no Ministério - justificado por encontrar dificuldades dentro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva - Marina retornou ao Senado e começou a ser procurada por outros partidos. Após 29 anos, a ex-ministra deixou o PT, decisão anunciada no dia 19 de agosto de 2009. Onze dias depois, filiou-se ao Partido Verde, pelo qual concorre a uma vaga no Palácio do Planalto.

Site oficial: www.minhamarina.org.br

Twitter: @silva_marina

Nenhum comentário: