Páginas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

CONQUISTAS



CONQUISTAS


1- Limpeza e coleta de lixo

A Empresa Brasileira de Meio Ambiente de Nova Friburgo (EBMA) informa que já está com a coleta de lixo 90% normalizada. Os únicos locais que estão descobertos são aqueles onde as equipes de obras trabalham para desobstruir vias e estradas. Segundo a empresa, até segunda-feira, 24, o trabalho deve estar totalmente restabelecido.

A EBMA faz um apelo a moradores e comerciantes para que respeitem os horários de coleta e não amontoem o lixo nas ruas fora do itinerário de recolhimento do lixo, a fim de evitar riscos de contaminação na cidade.

2- Saúde comemora normalização dos serviços

Depois da tragédia, setor retoma atendimento em todas as unidades

Apenas dois meses após a tragédia de janeiro, que afetou setores estratégicos da saúde, principalmente o Hospital Raul Sertã, referência da região, que teve seus serviços principais de emergência, raio-x, hemodiálise, farmácia e laboratório gravemente atingidos pela enchente, as unidades de atendimento médico estão funcionando plenamente.

A secretária de Saúde, Jamila Calil, ressalta o trabalho dedicado dos profissionais da rede como ferramenta principal para o restabelecimento do atendimento à população.

- Mesmo durante o período da catástrofe, a nossa equipe se uniu de tal forma que todas as vítimas que chegaram ao hospital foram atendidas. Ninguém deixou de receber a atenção necessária dos profissionais de saúde. A sinergia entre a prefeitura e os órgãos estaduais e federais posiciona, neste momento, toda a rede de atendimento (postos, hospitais, saúde da família) em situação de normalidade, salientou Jamila.

Reestruturação

Alguns postos de saúde passam por obras de reparo no Suspiro, Cordoeira, Nova Suíça e Lumiar, porém os serviços prestados pelas unidades seguem em ritmo normal. As cirurgias eletivas, adiadas desde janeiro, já estão sendo feitas em caráter de mutirão. Segundo a secretária, novos equipamentos de alta complexidade para especialidades de urologia e neurocirurgia serão adquiridos, além da renovação da frota de veículos, danificados durante a catástrofe.

O Banco de Sangue, que permaneceu inativo durante cerca de três meses, recebeu uma nova centrífuga (aparelho que separa elementos sanguíneos) e já solicita aos doadores que compareçam ao hospital, no horário de 8h às 12h. O prédio que sediaria o Hemocentro Municipal, construído e não utilizado, passa por reformas para enfim ser inaugurado.

O ambulatório do Raul Sertã, setor mais atingido pela inundação, conclui as obras para retorno das atividades. Durante este período, os médicos atendem no Posto de Saúde Silvio Henrique Braune. Os medicamentos receitados por eles e fornecidos pelo SUS já podem ser retirados tanto no hospital quanto na farmácia do posto do Suspiro.

Futuro

Além da reestruturação da rede de saúde e a normalização dos serviços, os projetos de modernização tecnológica, com apropriação de novos equipamentos, e de ampliação do quadro de funcionários, seguem na pauta prioritária da secretária Jamila Calil.

Nesta quinta-feira, 24, Jamila participará de reunião em Brasília, com o ministro da Saúde, para tratar da instalação do Hospital do Câncer em Nova Friburgo, que será implantado no antigo Centro Adventista de Vida Saudável (CAVS), na Ponte da Saudade.