Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2012

O poder irresistível da comunhão na igreja


·         A Igreja é “UM CORPO” – Ela não pode ser dividida ou cortada e ao mesmo tempo permanecer com vida (I Cor 1:13). Mesmo os carrascos romanos que crucificaram, Jesus respeitaram o seu corpo, não o cortando (Jo 19:31-36). A Igreja é “UMA UNIDADE” – Todos os membros, pela operação do Espírito Santo, são formados em UM CORPO (I Cor 12:13); A Igreja é“UM ORGANISMO VIVO”, o corpo místico de Cristo (Rm 12:5); A Igreja é “UM MESMO EDIFÍCIO” – Todos nós somos pedras vivas de  (I Pe 2:4-5), A Igreja é “OVELHAS DO MESMO REBANHO” (Sl 79:13; I Pe 5:2-30). A Igreja é “A FAMÍLIA DE DEUS” (Ef 2:12-19). Esta união não se baseia em nacionalidade, nível social ou cultural, mas todos são UM EM CRISTO (Gl 3:28). A IGREJA JAMAIS PODERÁ SER DIVIDIDA!
II – A PALAVRA COMUNHÃO:
·         COMUNHÃO = Sentimento de unidade que leva os cristãos a se sentirem um só corpo em Cristo Jesus. Tendo como vínculo o amor, a comunhão cristã desconhece distinções sociais, culturais e nacionais: SOMOS UM EM CRISTO. Eis por que choramos com os que choram e alegramo-nos com os que se alegram. Para que este ideal perdure, é mister que coloquemos sempre em prática o seguinte princípio áureo: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI”. Assim, não basta amar o próximo como a nós mesmos; temos de amá-lo como Jesus nos amou. (Gl 6:1-2).
III – A IGREJA DEVE DESFRUTAR DE UMA COMUNHÃO ACIMA DO COMUM:
·         At 2:44-47 – O texto diz que os irmãos tinham tudo em comum e ninguém passava necessidade.CORRIGINDO UMA DISTORÇÃO: – At 2:35; 4:32-37 – Só pelo fato de ser uma ação voluntária, mostra que NÃO DEVEMOS DIZER QUE ISSO SEJA UMA DOUTRINA A SER SEGUIDA PELAS IGREJAS CHEIAS DO ESPÍRITO SANTO! Os comunistas costumam citar essas passagens bíblicas para justificarem suas teorias materialistas. Uma interpretação arbitrária e totalmente desprovida de consistência. Essas vendas de propriedades era algo voluntário (At 5:4). Há também os exploradores da fé do povo que usam essas passagens para extorquirem suas vítimas. Nenhum dos apóstolos pediu que os discípulos vendessem suas propriedades. O que devemos fazer é estudar e procurar imitar o cuidado pelos necessitados (Lv 25:35-38; Dt 15:7-11 cf  II Cor 9:9-10).
·         De fato, muitos precisam de ajuda financeira, mas muita gente está  precisando mais de um olhar, de um ombro amigo, de um abraço sincero, de uma conversa franca, de uma simples atenção.
·         Jamais nos esqueçamos: Nossas diferenças podem ser grandes e marcantes, mas o que nos une é muito maior do que o que nos separa: O AMOR DE DEUS (Rm 15:30; Cl 1:18 cf I Pe 2:5. Assim como numa construção a argamassa une solidamente as pedras, o amor de Deus pode integrar os crentes na comunhão dos santos.
III – QUANDO A IGREJA CRESCE, HAVERÁ MAIOR COMUNHÃO ENTRE OS CRENTES:
·         At 4:32 – Quando cessa o crescimento da Igreja (conseqüência da falta de envolvimento dos crentes na obra do Senhor), passa a sobrar tempo para a murmuração, as críticas descabidas, as intrigas e a falsa santificação, que expõe os pecados alheios, mas esconde o próprio sob a capa da hipocrisia (Fp 2:14). Ao contrário, a Igreja que cresce não tem lugar para conflitos. A unidade daí resultante e a integração de todos em busca do mesmo objetivo, os mantêm ocupados na realização da obra, não havendo tempo “para descer”, como disse Neemias (Ne 6:3).
IV – O EXERCÍCIO DA COMUNHÃO:
·         No amor ao irmão mais fraco, que depende de ajuda para manter-se de pé (Rm 14:1, 13).
·         No companheirismo que honra o próximo ao invés de si mesmo (Rm 12:10).
·         Na solidariedade que assiste o irmão necessitado (Gl 6:10).
·         Na prática da justiça que não toma para si o que é de outrem (Tg 5:4).
·         No uso da misericórdia que aplaca o juízo (Tg 2:13).
·         No cuidado para com os que sofrem (Rm 12:15).
·         Na ausência de inveja quanto aos companheiros que galgam patamares mais altos na jornada (Tg 3:14-16).
·         Na semeadura da paz que mina os facciosos e promove a unidade entre todos.
V – CONSIDERAÇÕES FINAIS:
·         I Cor 12:12-30 – “FAZEMOS A COMUNHÃO ACONTECER…”
·         1. … QUANDO ENTENDEMOS QUE A IGREJA É FORMADA DE PESSOAS DIFERENTES – I Cor 12:12.
·         2. … QUANDO ENTENDEMOS QUE A BASE DA COMUNHÃO É A FÉ – I Cor 12:13
·         3. …  QUANDO  ACEITAMOS A DIVERSIDADE DE DONS E MINISTÉRIOS NA IGREJA – I Cor 12:14-20, 28-30 – Para igreja ser o que ela é e alcançar o mundo todo, precisa ser bem eclética! Precisamos admitir que todos membros do Corpo de Cristo tem sua função e importância dentro do plano maior de Deus em salvar o mundo.
·         4. … QUANDO ENTENDEMOS QUE NÃO EXISTEM MEMBROS DESONRADOS NA FAMÍLIA DE DEUS – I Cor 12:22-23 cf Sl 16:3 – Todos os santos são ilustres e notáveis diante de Deus.
·         5. … QUANDO TEMOS CUIDADO COM A VIDA DO IRMÃO – I Cor 12:25-26 – A Igreja é lugar de encorajamento! Sejamos um encorajador do nosso irmão. A palavra encorajadora tem um poder que não imaginamos! O rendimento de pessoas encorajadas e motivadas é impressionante!
·         SE CADA UM DE NÓS TOMAR ESTAS INICIATIVAS PESSOAIS EM NOSSA VIDA, ALCANÇAREMOS A COMUNHÃO CRISTÃ NA IGREJA!
     Reflita e nós ajudem em oração AESFI.

Nenhum comentário: