Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Aproveitando as oportunidades


Texto: Marcos 10:46-52
Introdução: Todos os dias perdemos muitas oportunidades que nem percebemos com as escolhas que fazemos. Perdemos algumas por falta de interesse, mas perdemos a maioria por falta de entendimento, por que não sabemos como será o amanhã. Algo que parece bom hoje amanhã se mostra ruim; e algo que parece ruim hoje amanhã se mostra algo excelente. Como não sabemos o futuro muitas vezes escolhemos errado e perdemos boas oportunidades.
O texto de Marcos 10:46-52 nos mostra uma situação assim, fala de Bartimeu, um cego que estava acostumado a esmolar. Diz o texto que o lugar aonde ele ia diariamente pedir esmolas era à beira do caminho de entrada e saída da cidade de Jericó. Quando Jesus entrou na cidade por algum motivo Bartimeu não aproveitou a oportunidade, mas quando Jesus estava saindo Bartimeu não perdeu a oportunidade e consegue o que queria e precisava. Se quisermos aproveitar as oportunidades que Deus nos dá:
1)Precisamos estar atentos as coisas de Deus.
Às vezes nos preocupamos com tantas coisas que esquecemos o que Deus diz, o que Ele prometeu e o que Ele pode e faz com aqueles que confiam e esperam Nele. Não quer perder nenhuma oportunidade que Deus te dá? Procure estar atento a Deus, aos seus ensinos e a Sua maneira de agir. Se preocupe em conhecer mais a Deus.
2)Precisamos ter atitude.
Bartimeu passou uma vida inteira esmolando a beira do caminho, mas quando tem sua chance, começa a clamar para que Jesus tenha misericórdia dele e deixa aquele lugar. Às vezes estamos acomodados a situações que precisamos deixar. Quer aproveitar as oportunidades que Deus te dá? Ouça a Ele e depois faça o que Ele diz. Tenha atitude. Se precisar de coragem para isso peça a Deus.
3)Precisamos aprender a confiar no Senhor.
Confiar em Deus nem sempre é fácil. Para confiarmos Nele de todo o nosso coração precisaremos passar por um processo de aprendizado. A Bíblia diz que o Espírito Santo nos ensinaria. Quer viver melhor usufruindo das oportunidades que Deus dá? Aprenda a confiar no Senhor. Aprenda a viver pela fé Nele. Se precisar de ajuda peça a Deus.
Conclusão: Deus nos dá várias oportunidades para que tenhamos uma vida abundante, mas para isso precisamos aprender com Ele, confiar nos seus ensinos (no que Ele diz) e obedecer. Quer isso? Levante a mão, vamos orar.
Fonte: IMM

Nenhum comentário: