Páginas

quarta-feira, 10 de março de 2010

Centro de Recuperação de Dependência Química





Informativo Vida Feliz

Entramos em 2002 sabendo da nossa luta contra as drogas. Temos que nos empenhar contra esse mal que esta destruindo toda uma sociedade. Nesse números iremos abordar uma droga que está sendo camuflada pelas autoridades seus usuários. O nome da droga é ayahuasca mas ela está sendo difundida por uma seita que se chama Santo - Daime. Esse chá é alucinógeno e causa pertubações na pessoa que o ingeriu. Daqui a um tempo se não lutarmos contra essas seitas que dizem alcançar o eu e o espiritual, teremos várias drogas de todos os tipos sendo distribuídas abertamente sem a representação das autoridades. Basta você, amigo leitor, tomar sua própria conclusão. Leia e tire suas dúvidas. Um abraço e até o próximo exemplar.


A planta que brota nos Andes virou emblema da busca frenética do sucesso.
Por Pedro Biondi
O pó da onipotência
A cocaína é a droga da euforia. Cheirada, injetada ou fumada, ela incute em seus usuários fantasias de força, poder, beleza e sedução. Nasceu nos Andes, onde os indígenas tem o costume de mascar a folha da coca como estimulante. Entrou na Europa em forma de um pó branco, resultado do refino da planta - sul americana, e em menos de um século se tornou símbolo do estilo de vida frenético dos jovens executivos do mercado financeiro. Hoje, entretanto, suas maiores vítimas são os pobres, que passaram a ter acesso à droga com a difusão do crack - sua versão fumável e barata, que causa dependência quase instantânea. Uma escolha suicida.
Elixir mágico já foi vendido em farmácias
O efeito estimulante da coca, planta da qual se extrai a cocaína, já era conhecido pelos indígenas dos Andes muito antes da conquista espanhola, no século XVI. Mas seu consumo era rigorosamente controlado. Fora dos rituais religiosos, os únicos que podiam mascar as folhas eram os mensageiros, obrigados a correr a pé enormes distâncias, respirando o ar rarefeito da cordilheira. Os espanhóis generalizaram esse hábito ao distribuir coca aos nativos submetidos ao trabalho forçado nas minas.
A Europa só se interessou pela planta em 1862, quando o químico alemão Albert Niemann conseguiu, em laboratório, produzir, a partir da coca, um pó branco - o cloridrato de cocaína. No início, ele era vendido nas farmácias como remédio, misturado ao vinho. Só foi proibido na virada do século, quando os casos de morte pelo seu abuso começaram a assustar.
Mais do que a ilegalidade, o que levou a cocaína ao ostracismo foi o surgimento das anfetaminas, mais baratas. Mas, na década de 70, a gangorra se inverteu. Os efeitos nocivos das anfetaminas "reabilitaram" a cocaína. Associada à ambição e ao dinamismo, ela se tornou a droga típica dos anos 80. Passou a ser aspirada vorazmente por jovens e executivos pressionados pela competição dos negócios, os yuppies. Em festas, a oferta de pó pelos anfitriões se tornou um sinal de exibicionismo de novos - ricos.
FICHA TÉCNICA
Nome
Cocaína, crack, merla, pasta de coca.
Classificação
Alcalóide estimulante do sistema nervoso central.
De onde se extrai
Folhas do arbusto Erythroxylon coca.
Origem
Andes centrais (Bolívia e Peru)
Formas de uso
Aspirada, fumada e injetada.
Euforia exige doses cada vez maiores
O cantor inglês Sting, ao lamentar a época em que cheirava cocaína, a definiu como "a mais patética das drogas, a maneira de Deus dizer que você já ganhou dinheiro demais". Com a multiplicação dos casos de morte por overdose, a coca perdeu muito do seu atrativo como um símbolo de riqueza e de sofisticação. O avanço da heroína - que já conquistou o mercado europeu e se espalha pelo resto do mundo, inclusive o Brasil - é considerado um problema bem mais grave. Mas não se pode imaginar que o pó branco esteja saindo de cena. Uma estimativa da Organização das Nações Unidas de 1997 registra 13 milhões de usuários - duas vezes mais que 1984.
A cocaína costuma causar um efeito de euforia e agitação intensa. Seus usuários se sentem auto - confiantes, com vontade de falar e se movimentar. Com o uso freqüente, passam a necessitar de doses cada vez maiores para reviver as sensações agradáveis do início. Surgem sintomas de distúrbios mentais, como mania de perseguição e irritabilidade. Lesões cerebrais graves podem aparecer com poucos anos de uso. O dependente de cocaína tem insônia e falta de apetite. Os casos de morte decorrem, quase sempre, de doses exageradas ou de mistura com outras drogas. No Brasil, seu uso pela via injetável, entre grupos de viciados que compartilham a mesma seringa, é um dos principais fatores de disseminação da Aids.
NOTA
Ingrediente original
O nome do refrigerante mais popular no planeta não é uma coincidência. Inventada em 1894, a Coca - Cola tinha, de fato, cocaína em sua fórmula original - e deve muito de seu êxito inicial ao efeito estimulante provocado pela droga, que, na época, circulava livremente. Um anúncio de 1888 sugeria: " Você vai ficar surpreso ao perceber como Coca - Cola reanima as mentes cansadas". Em 1903 (quando a garrafa era a da foto ao lado), os fabricantes tiraram a cocaína da receita e a substituíram por cafeína.
Ao Adolescente
QUANDO...
À memória de meu filho Mário, que se foi tão jovem ainda, morto em um acidente de trânsito, antes mesmo que eu pudesse lhe dedicar este poema.
Quando você compreender a diferença sutil entre apoiar-se em um ombro amigo e subjugar almas.
Quando aprender que amor não é apenas arrimo e companhia não fazem só aqueles que batem palmas.
Entender que beijos não selam compromissos e dádivas não significam promessas de submissos.
Começar a aceitar os seus fracassos com a cabeça erguida em confiança, os olhos atentos, com a firmeza de um adulto e não a mágoa de uma criança.
Aprender a construir os seus caminhos hoja, porque as estradas do amanhã são incertas.
Constatar que mesmo o sol nascente pode queimar se você se expõe sem metas.
Saber que deve plantar as suas próprias rosas, decorando a sua alma, separando os seus espinhos sem esperar que alguém semeie de flores o seu caminho.
Aprender que você pode realmente suportar as dores.
Que é forte, mesmo diante dos desamores,
Neste dia - meu jovem - você deixará de Ter de criança o nome.
Você será realmente um homem!
José Elias Murad