Páginas

quarta-feira, 9 de junho de 2010

oração por Israel



Publicado em 06/06/2010

Israel

Um pouco da história do país e muitos motivos de oração. Em alusão á foto, todo Corpo de Cristo precisa se integrar nesse momento, não podemos virar as costas para esse conflito. A unidade deve ser o pilar para a paz não só em Israel, mas no mundo

Tudo que se diga a respeito do Estado de Israel remonta aos embates ideológicos, políticos, territoriais e religiosos, predominantes na região desde a emancipação do país no ano de 1948, após uma Guerra Civil. A descrição do Estado remete-se ao desenvolvimento, á economia próspera, sendo até considerado entre as maiores do mundo; ao fato de ser reconhecido como o mais avançado entre as nações mais próximas em termos de mercado, competição econômica e visão empresarial regulamentada. Também ao pioneirismo na lista de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Oriente Médio, e contraditoriamente, ao cargo de protagonista dos maiores episódios de conflitos nessa área geográfica.

Entre um vasto histórico de problemas, onde as raízes do conflito datam em 1897, com o primeiro encontro sionista onde os judeus retornariam a Terra Santa, de onde foram expulsos pelos romanos no século III d.C, encontram-se agravantes como um dos maiores entraves da questão, a duplicidade de Jerusalém, conferindo a Autoridade da Palestina e ao Estado de Israel, o título de capital. Essa ilustração passa pela sucessão de guerras e intifadas (levantes/revoltas) que resultaram e ainda geram números alarmantes de mortes, inclusive de crianças, e intensificam todas essas questões, em 2007, quando Israel impôs um bloqueio comercial e terrestre à Faixa de Gaza em resposta à tomada do território pelo Hamas. Isso, após um ano de violentos confrontos internos para os palestinos, entre as facções da Autoridade Nacional Palestina, Fatah e Hamas, na luta pelo controle de Gaza.

Como Israel considera terrorista a organização política e militar, Hamas, com a contenção da de Gaza, a entrada de pessoas, comida, combustíveis e outros bens essenciais, inclusive ajuda humanitária, passou a ser totalmente controlado pelos israelenses. Até chocolates e jornais são mercadorias com entrada proibida na região.

Não bastasse esse retrato deprimente da realidade em que vive Israel em relação a outros países do Oriente Médio, em função das razões listadas acima, desde o dia 31 do mês passado, uma nova problemática eclodiu no cenário mundial. Um intenso ataque israelense à uma frota humanitária de ajuda à Faixa de Gaza, entre eles uma embarcação turca, resultou na morte de 9 turcos, dentre outras vítimas. Aliados estratégicos em contratos de armamento, trocas de informação e outras manobras conjuntas anteriormente, após o ataque o Estado perdeu o único “amigo” na região e ainda provocou uma vasta inquietação não só interna, mas em toda Comunidade Internacional.

Oremos pelos desdobramentos desse ataque, para que tanto Israel, como a Turquia, e também, Palestina, Faixa de Gaza e tantos outros Estados, envolvidos direta ou indiretamente nessa história, vivam novos episódios transformados pela soberania, graça e favor de Deus. Para que tão logo, possam contemplar uma fase de paz e unidade, para que não sejam as denominações que predominem, mas que judeus, turcos e árabes recebam o único nome da marca do amor de Cristo vivificado em todos os povos.

:: Por Thalita Daher - thalitadaher@lagoinha.com
Redação Lagoinha.com



Nenhum comentário: